Ter uma barba grande e bem preenchida é uma moda masculina que existe há vários anos, mas que pode deixar alguns homens desanimados por não conseguirem deixar crescer uma barba grossa.
No entanto, existem alguns cuidados e truques naturais que, quando feitos regularmente, ajudam os folículos a produzir mais pêlo, podendo reduzir a necessidade de utilizar remédios e produtos de farmácia.
1 – Fazer exercício físico 5 vezes por semana
O principal hormônio responsável pelo crescimento de pêlos é a testosterona e, por isso, homens que tenham uma menor produção desta substância terão maior dificuldade para crescer uma barba.
Uma das melhores forma de aumentar a produção de testosterona é fazer exercício físico regularmente, ou seja, pelo menos 5 vezes por semana.
Os exercícios podem ser de musculação ou de cardio, dependendo do objetivo de cada homem, mas o importante é manter o corpo se mexendo e com um batimento cardíaco mais acelerado.
2 – Comer alimentos com vitamina B
Algumas vitamina do complexo B, como B1, B6 e B12, são extremamente importantes para o crescimento da barba e do cabelo. Por esse motivo, fazer uma alimentação mais rica neste tipo de vitaminas pode ajudar a barba a crescer mais rápido. Alguns bons exemplos de alimentos para adicionar na alimentação são castanha do pará, banana, abacate ou salmão, por exemplo. Veja uma lista mais completa de alimentos ricos em vitamina B.
Além disso, alimentos ricos em proteína também parecem estar relacionados com o crescimento da barba, sendo também recomendado ingerir mais carne branca, ovos, leite e queijo.
3 – Tomar suplemento de biotina
A biotina é outra vitamina do complexo B indispensável para o funcionamento correto dos folículos que produzem os pelos da barba e, embora possa ser ingerida em alimentos como a carne, o leite ou os ovos, é recomendado tomar um suplemento de, pelo menos, 2,5 mg por dia, de forma a estimular o crescimento da barba.
Saiba mais sobre o que é e onde comprar este tipo de suplemento.
4 – Massagear o rosto com eucalipto
A massagem é uma ótima técnica para aumentar a circulação sanguínea em uma região, melhorando o transporte de nutrientes e vitaminas. Assim, massagear o rosto ajuda a que os folículos recebam o material necessário para desenvolver mais pêlo.
Além disso, quando se utiliza o óleo essencial de eucalipto, também se junta suas propriedades antibacterianas e antimicrobianas, que combatem bactérias e fungos que podem levar ao ao surgimento de irritação dos folículos do pêlo. Para fazer a massagem corretamente deve-se:
Aplicar algumas gotas de óleo vegetal nos dedos das mãos;
Aplicar sobre a pele ou a barba;
Fazer movimentos circulares com os dedos na região da barba;
Lavar a pele com água morna.
Esta massagem deve ser feita cerca de 2 vezes por dia, ao acordar e antes de deitar, por exemplo.
5 – Esfoliar o rosto 2 vezes por semana
Fazer esfoliação do rosto é fundamental para manter a pele bem limpa e remover as células mortas que possam estar bloqueando o caminho do pêlo. Além disso, ao se retirar a sujeira também se acaba facilitando o trabalho dos folículos.
Para completar a esfoliação, é aconselhado hidratar o rosto, pelo menos uma vez por dia para permitir que a pele fique bem hidratada e que o pêlo passe mais facilmente pelo poro.
6 – Dormir 7 a 8 horas por noite
O sono é muito importante para reparar as células da pele e estimular o funcionamento dos folículos e, por isso, é recomendado dormir entre 7 a 8 horas por noite. Homens que dormem menos que esse tempo podem apresentar dificuldade para crescer barba e até o cabelo.